Grupo MRK mais de 20 anos no mercado.

OUTROS TIPOS DE ENERGIA

Energia Eólica

Um dos principais tipos de energia renovável em uso no Brasil é a energia eólica que esta se tornando cada vez mais comum no mundo todo. A energia eólica é o uso do fluxo de ar captado através de turbinas eólicas e suas pás para converter a energia mecânica em energia elétrica. A energia eólica, como alternativa à queima de combustíveis fósseis, é abundante, renovável, amplamente distribuída, limpa, não produz emissões de gases de efeito estufa durante a operação, não consome água e usa pouca terra. Os impactos ao meio ambiente são muito menos problemáticos do que os das fontes de energia não renováveis. Como por exemplo as usinas térmicas a carvão ou óleo combustível.Os 2 tipos de turbinas de energia eólica mais usados são:

Eixo Horizontal

As turbinas de eixo horizontal possuem pás como as hélices de avião, e geralmente possuem três pás. As maiores turbinas de eixo horizontal são tão altas quanto edifícios de 20 andares e possuem pás de mais de 35 metros de comprimento. As turbinas mais altas com lâminas mais longas geram mais eletricidade. Quase todas as turbinas eólicas atualmente em uso são turbinas de eixo horizontal.

Eixo vertical

As turbinas de eixo vertical possuem pás que são ligadas ao topo e à parte inferior de um rotor vertical. O tipo mais comum de turbina de eixo vertical – a turbina eólica Darrieus, batizada em homenagem ao engenheiro francês Georges Darrieus que patenteou o projeto em 1931 – parece um batedor de ovo gigante de duas lâminas. Elas não são tão eficientes para fazer parques eólicas porém são mais silenciosas e comumente utilizadas em áreas urbanas para gerar energia para empreendimentos comerciais como um shopping ou um supermercado.

Fonte: Portal Solar

Share this post?

mrksolar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *